Clube dos Vigias

terça-feira, 24 de julho de 2018

De fã para fã | Império Secreto - Edição 1



Uma das HQ's mais polêmicas chegou ao Brasil. Império Secreto já está nas bancas e apresenta a história do Capitão América um pouco diferente do que conhecemos, um agente sombrio, nazista, espião que traiu seus amigos e agora comanda nada menos do que a Hidra.


Para quem está chegando de para-quedas, embora esse exemplar seja o número 01, a base dessa história já está acontecendo à um tempo. As mensais do capitão América já contaram como ele recuperou o manto depois que o Sam Wilson estava nessa função. Para essa transformação basicamente o caveira vermelha pegou o cubo cósmico que estava materializado em uma garotinha e fez o Capitão acreditar que sempre foi um agente da hidra.
Na edição #0 somos introduzidos à um universo em crise com invasões e rebeliões, um caos completo.

Mesmo que seja importante para a contextualização da história, é possível começar acompanhar apenas Império Secreto (quem não ama uma edição número 01 nas bancas, não é mesmo?!).

E é começando esse arco que vamos apresentar essa nova história polêmica da Marvel.

As páginas coloridas já começam impactantes, o ano é 1945 e Steven Rogers  se encontra com Kraken, aquele famoso agente da Hidra, que mostra à ele o cubo cósmico e seu poder. O soldado é cometido à lembranças do passado e visões do futuro, até que em poucas páginas esse momento acaba e já estamos nos dias atuais.
 Sabemos que O universo da Marvel nos quadrinhos está bem abrangente mostrando diversos personagens que ainda não vimos no MCU, renovações que provavelmente veremos nos próximos filmes da franquia.


A terra está sobe uma invasão Chitauri e logo conseguimos acompanhar os primeiros diálogos entre o Capitão e a Sharon sobre esse momento delicado, onde em contato com todos os heróis, procuram uma saída com menos danos possível à terra.

Os heróis aparecem  separados por equipes, inclusive em algumas páginas conseguimos ver didaticamente onde está cada equipe e quais personagens à formam. Além disso, cada uma delas está em um local diferente, basicamente alguns estão no espaço lutando ativamente contra os chitauris, outros na terra como por exemplo o homem de ferro e a coração de ferro tentando reativar o escudo de proteção, E nova york lutando contra vilões que se aproveitaram desse momento para fazer uma rebelião.

Em meio à toda essa ofensiva, o presidente dos estados unidos é recluso em um banker e sua secretária liga para o capitão américa passando apenas um recado: "Está em seu controle, tome as decisões." Curiosamente após esse decreto tudo começa da certo, inclusive o escudo de proteção à terra, após essa pequeno alívio, Steve mostra seu verdadeiro lado e se declara um traidor.
Interessante notar que essa história não é tão absurda quanto parece quando você repara no discurso que ele usa para validar sua permanência na hidra, a paz e harmonia para proteção da terra e que isso nunca iria existir se não tiver um governo voltado para isso.

 Não demora muito para todos os heróis descobrirem que foram traídos e agora estavam  sem a sua peça de maior confiança. Nos quadrinhos, estamos em épocas que ser super-herói não está mais em alta, desde a famosa Guerra Civil, existe uma caça à eles, muitas vezes proibindo a existência.
Isso aparece quando em Império Secreto começamos a conhecer como o mundo ficou pós domínio da Hidra, como até a educação e os livros de história já tinham sido alterados.
E a resistência existe! Em um bunker de Las Vegas alguns heróis liderados pelo Clint e pela Natasha, mantém o pensamento contra esse novo mundo. Para quem acompanha os novos lançamentos da Marvel, essa equipe de resistência é conhecida e pode ser um spoiler do que teremos em um futuro breve: Os supercampeões. Miles Morales e seus amigos estão entre os refugiados.
O discurso de paz aparece a todo momento, inclusive é o motivo principal para apreensão dos super heróis - manter a terra em harmonia, sem estragos, sem o caos.

O Capitão no comando da Hidra, consegue afastar mais os núcleos de heróis, deixando-os presos onde estavam no início de cada missão, o Espaço com a Carol Denvers, por exemplo, continuou sendo atacado pelos chitauris mas sem expectativas inicias de volta para terra.
A resistência já identificada pela comando atual, então eles procuram, de uma forma silenciosa, salvar partes da terra.

Um destaque veio para as últimas páginas pois, foram de introdução ao personagem Raz, o Gigante. Então em um pouco mais de três páginas nós conhecemos a origem do herói e como ele está junto à equipe de resistência em Las Vegas, com certeza esse método didático foi escolhido para apresentar alguns heróis não tão conhecidos.

Mesmo desagradando muitas pessoas, o Nick Spancer trouxe uma narrativa que em muitos momentos comparamos aos períodos atuais que vivemos, seja no governo, na mídia ou até na violência social. A expectativa que essas histórias continuem cada vez mais "humanizadas" descoladas daqueles arcos impossíveis pode mudar a o futuro das histórias em quadrinhos. Fazer o leitor se preocupar com as conseqüências e a segurança dos personagens, aproxima a história da realidade e mesmo incomodando saber que o Steve Rogers pode ser do "mau" aos poucos somos convencidos que talvez essa ideia não seja tão absurda assim.

Essa história polêmica que muitos já sabem o final (por já ter saído fechada nos estados unidos) já tem continuação, esse mês chegou a número #2. Tivemos um número um bom que se destaca também na última página,  deixando aquela vontade de saber logo o que vai acontecer. 
O império secreto (agora no Brasil) está só começando, fique ligado e não deixe de acompanhar as resenhas que vão sair aqui no Blog.
Vamos descobrir juntos onde a inversão de valores irá levar nossos queridos personagens da Marvel.