Clube dos Vigias

domingo, 11 de março de 2018

Novas Identidades para velhos heróis em Guerra infinita





Vingadores : Guerra infinita deve solidificar e criar bases para mudar os rumos do Universo Cinematográfico Marvel para sempre. E as primeiras amostras disso são os indícios das novas identidades de personagens que são velhos conhecidos na telona. 

Isso porque já sabemos, que Bucky vai atender pelo nome de Lobo Branco, abandonando de vez o passado como Soldado Invernal.
A primeira aparição do personagem, ocorreu na revista Black Panther vol. 3 #4 (1999), ainda inédita no Brasil. Após um acidente aéreo ocorrido em Wakanda, que deixou uma criança orfã, o então Pantera Negra, rei T’Chakka, em um ato de compaixão, adotou o pequeno Hunter. O menino, embora muito amado, no início sofreu com a desconfiança do povo wakandano, principalmente por ser caucasiano e estrangeiro, mas com o tempo mostrou-se um patriota fiel. 

Hunter aspirava tornar-se o rei de Wakanda, mas com o nascimento de T’Challa, que também levou a morte de N’Yami, sua mãe adotiva, o garoto passou a ter muitos ciúmes do irmão, pois temia que um dia, ele assumisse o trono que era seu por direito. Conforme ia crescendo, esforçou-se cada vez mais para ter a atenção do pai, T’Chakka, até que o rei, reconhecendo o potencial do garoto, o fez líder da polícia secreta de Wakanda, a Hatut Zeraze (Cães de Guerra, em tradução). Enquanto líder, Hatut Hunter passou a ser conhecido como Lobo Branco.
Quando T’Challa tornou-se rei, após o assassinato de seu pai, ele resolveu exilar os Hatut Zeraze (que a seu ver, atuavam de maneira brutal demais), e Hunter viu-se obrigado a deixar Wakanda para tornar-se um mercenário, embora vez ou outra regressasse à nação que o adotou, sempre que fosse necessário defendê-la.

O Lobo Branco, embora seja considerado um vilão, tem alguns momentos de redenção, já que é unido por um laço fraterno com o Pantera Negra/T’Challa, em uma relação semelhante à dos irmãos asgardianos Loki e Thor.
Relembrando uma das cenas pós-créditos de Pantera Negra, Bucky Barnes desperta em uma cabana, rodeado de crianças curiosas que saem correndo e gritando que o Lobo Branco está acordado. Barnes então se dirige a Shuri, a irmã caçula de T'Challa e lhe agradece por tudo que tem feito por ele. A cena termina com a princesa respondendo que ainda tem muito para lhe falar. O rumor sobre o ex-Soldado Invernal assumir o codinome de Lobo Branco, confirmou-se com o recente lançamento das capas de revistas com os personagens de Guerra Infinita pela EW.
Mas como o Lobo Branco pode ser inserido em Vingadores 3? Embora Bucky Barnes não seja irmão adotivo de T’Challa, tanto o relacionamento difícil que tiveram no passado, quanto o potencial mercenário do ex-Soldado Invernal, aproximam a personalidade do novo Lobo Branco com a do personagem original de Hunter nos quadrinhos, já que tanto no trailer quanto nas fotos divulgadas, Bucky aparece primeiro lutando lado a lado com os wakandanos, que o acolheram como um dos seus.
O Ronin é outro personagem novo que especula-se que pode surgir nos próximos filmes dos Vingadores. Isso surgiu por causa das imagens do set que mostram o Gavião Arqueiro, Clint Barton usando um visual diferente.

Nos quadrinhos ele assume a identidade após os eventos traumáticos de Guerra Civil ele abandona o arco e suas flechas para incorporar uma Katana entre outros artefatos ninjas. Tudo isso tem uma ligação com a origem do personagem nas histórias Marvel onde ele foi criado num circo e treinado pelo Espadachim, um homem de origem asiática que depois de libertar seu país dos franceses percorreu o mundo atrás de aventuras. 
Nos cinemas acredita-se que após os eventos de Vingadores Guerra Infinita ele pode assumir essa identidade para entrar em ação em Vingadores 4 onde sua participação deve ser bem maior.
Nas hqs o Ronin teve papel importante em sagas como Invasão Secretas que pode ser adaptada futuramente.
E se o Capitão América virou um foragido da justiça após os acontecimentos de Guerra Civil, não faria mais sentido ele continuar defendendo e levando o nome de uma país que o quer preso. E isso também já aconteceu nos quadrinhos. 

Alguns anos após ser encontrado pelos Vingadores (Captain America #180, dez/1974), o Capitão América segue firme em sua parceria com Falcão no combate ao crime. Contudo, quando o Sentinela da Liberdade se envolve em uma trama contra o Império Secreto, e descobre que o líder dessa organização é um membro do alto escalão do governo americano, Steve Rogers reflete quanto a seu propósito como herói e decide abandonar o manto de Capitão América. 
Mas o senso de justiça e o espírito aventureiro de Steve, o fazem sentir saudades da vida agitada que o heroísmo proporciona, e lembrando-se de um conselho do amigo Gavião Arqueiro, ele parte em busca de uma nova identidade. E assim nasce o Nômade. Trajando um uniforme com cores mais sóbrias, onde adota até mesmo uma capa, o ex-Capitão América inicia sua jornada sob a nova identidade, enfrentando vilões de elite, tais como os membros do Esquadrão Serpente. Uma jornada breve, no entanto, já que um velho inimigo retornaria para fazê-lo assumir sua antiga identidade mais uma vez. 

Enquanto Rogers atuava como o Nômade, Falcão encontrou no jovem Roscoe Simons, o parceiro que precisava. O rapaz, um grande admirador de Steve, treinou muito até mostrar-se merecedor do uniforme e do escudo do herói, tornando-se o novo Capitão América. Entretanto, quando o Caveira Vermelha retornou, sequestrando Falcão e seu novo parceiro, ficou furioso ao descobrir que não era Steve quem vestia o uniforme do Sentinela da Liberdade, e em um ato chocante, o vilão espancou Roscoe até a morte, e crucificou publicamente o corpo sem vida do rapaz (Captain America #183, mai/1975), como uma forma de aviso a Rogers e a todos aqueles que se fizessem passar pelo herói. 

Quando Falcão, muito debilitado foi ao encontro do Nômade, levando consigo o corpo do jovem Simons, relatou ao ex-parceiro as barbáries que o Caveira Vermelha cometeu, jurando descobrir onde estava Steve. Nesse momento, o herói decidiu reassumir o manto de Capitão América, embora sem abandonar os ideais do Nômade. 
Em Vingadores: Guerra Infinita, Steve também está passando por um momento de desilusão com o governo americano, encontrando-se recluso em Wakanda desde o Tratado de Sokóvia e os eventos demais eventos acontecidos em Guerra Civil. No teaser trailer do próximo longa, é possível ver o herói com um traje mais escuro, e quando Chris Evans assinou o escudo de um fã na ACE Comic-Con como “Cap Nomad”, intensificaram-se os rumores da presença do personagem. O diretor Joe Russo, no entanto, não afirmou que o Nômade estará em Vingadores 3, mas disse que o espírito de Steve Rogers seria o do personagem em questão. 
Declarações a parte, foi justamente a combinação de um vilão cruel com a morte impactante de um inocente, que fizeram com que Rogers voltasse a assumir o manto do Capitão América. Crueldade é o forte de Thanos, e o trailer do próximo filme nos deixa isso bem claro. Será então, que veremos nas telonas, o Capitão América retornar em circunstâncias semelhantes as que ocorrem nos quadrinhos sobre o Nômade?