Clube dos Vigias

domingo, 18 de fevereiro de 2018

DE FÃ PARA FÃ | PANTERA NEGRA


Depois de 18 filmes em 10 anos do Universo Marvel nos cinemas, parece que estamos acostumados falar aos finais de cada filme a frase: "Este é o melhor filme da Marvel!", mas isto se deve ao fato de que a Dona Marvel mais acerta do que erra, convenhamos. Mas sabemos que o fato de falarmos isto se deve ao calor do momento, quando o lado fã grita de felicidade ao ver seu herói saindo das páginas e ir parar nas telonas. Porém sabemos que dentre todos os filmes sempre tem aqueles que de fato são espetaculares (como Capitão América 2 - O Soldado Invernal) e Pantera Negra se encaixa perfeitamente neste seleto grupo dos melhores por ser algo novo, mas muito pé no chão.

Depois de ser apresentado em "Guerra Cívil", aguardávamos ansiosos um filme solo do Pantera Negra, onde o pouco que vimos nos deixou com água na boca e com vontade de ver mais deste personagem e sua história tão rica. Mas, o desafio era grande: fazer uma cidade fictícia, trazer cenas de rituais, inserir a trama do personagem ao Universo Marvel que estamos acompanhando e mesmo nos dias de hoje, fazer um filme onde quase 100% do seu elenco seja negro era algo difícil de se imaginar. Mas para a nossa surpresa e felicidade, o que vemos em tela vai muito além do que imaginávamos.


Já  nos primeiros minutos de filme somos apresentados este universo de uma forma sutil e interessante, que faz você querer saber mais e acompanhar a jornada do herói, e está aí o grande acerto do filme! Temos uma Wakanda incrível que faz os olhos brilharem de tão perfeita e mesmo se tratando de algo tão fictício, soa muito real!   

É interessante ressaltar o elenco deste filme, que nem todas as palavras podem descrever sua magnitude. Chadwick Boseman traz o T'Challa confuso entre ser rei ou herói, mas que nunca abandona os dois lados e que quando está de Pantera Negra da um show a parte, conseguindo mesclar sabedoria e força ao mesmo tempo. Lupita Nyong'o vem com a personagem Nakia que tem muito a oferecer na história ainda e aqui é tratada de uma forma leve mas bem interessante. Danai Gurira é a força em pessoa com Okoye que a cada cena mostra que veio pra ficar e estar lado a lado do nosso Rei T'Challa e um membro forte no futuro time dos Vingadores. Letitia Wright é Shuri, a irmã de T'Challa e que acrescenta muito na história com seu carisma e sabedoria. Aliás, prestem bastante atenção neste trio de mulheres que citei, pois elas são as responsáveis por mostrar a força da mulher no cinema.


O lado mais fraco do filme fica para Michael B. Jordan com seu Erik Killmonger, que infelizmente não tem muito tempo em tela, pois o ator e seu personagem tinha muito mais a oferecer, mas o que vemos acaba sendo satisfatório graças ao ator competente. 


Temos até Martin Freeman aqui como o Agente Ross, que deixa de ser uma participação especial (como nos outros filmes) e vemos um pouco mais do que ele tem a oferecer. E o destaque aqui é para Andy Serkis como Ulysses Klaue /Garra Sônica, onde pouquíssimas vezes no cinema podemos ver o rosto de Andy Serkis atuando e ele mostra do que é capaz com um personagem memorável.

Um dos grandes acertos do filme está na sua trilha sonora, que insere em momentos chaves batidas que lembram bastante a cultura africana e músicas que se encaixam no momento exato da cena. Outro ponto forte do filme é mostrar as tradições de Wakanda que em todos aspectos são um deslumbre aos olhos. Já a temática racial aqui está presente e é tratada de uma forma bem sutil, fazendo com que o espectador reflita e sinta a essência do filme.


Ao final das contas, Pantera Negra se torna um filme grandioso da Marvel, mas que não tem em nenhum momento este intuito, pois somos levados de forma leve e sutil por Wakanda e seus personagens, nos fazendo acreditar que aquilo realmente exista, que seja de fato real, pois sem ver, trata de assuntos do nosso dia a dia (como política, racismo, poder e classes sociais), e que ao final do filme você se pergunta: isto é um filme da Marvel? E acredite, isto é um ponto extremamente positivo!

Sabemos agora que a força de Wakanda está entre nós, e que de fato este filme do Pantera Negra é o que precisávamos no momento, sendo um filme necessário não somente no Universo Marvel, mas sim no nosso mundo real.

WAKANDA FOREVER!

OBS: Temos duas cenas pós créditos, onde as duas não são grandes surpresas, mas que sim necessárias.