Clube dos Vigias

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Cosplayers da Marvel | Wellington Silva (Pantera Negra)



Em eventos ou lançamentos de filmes, não é novidade que alguns fãs arrasam com os seus cosplays. Além de muito trabalho para desenvolver a roupa, os cosplayers tem uma profunda relação com os personagens que interpretam. E para entender um pouco mais sobre este universo, o Clube dos Vigias inicia uma série de entrevistas com Cosplayers do Universo Marvel.
Wellington Silva é um cosplayer experiente, representando uma grande variedade de personagens, porém, a sua semelhança com Chadwick Boseman o tornou o verdadeiro Rei de Wakanda. Confira o nosso bate-papo com ele!

Clube dos Vigias: Como você começou a fazer cosplay e porquê?
Wellington: Comecei a fazer cosplay em 2015. Vi que o “movimento cosplay” aqui no Brasil era grande, com muitos eventos, então, quis interpretar meus heróis favoritos.

Clube dos Vigias: Muitas pessoas não se importam quanto a relação fidelidade ao personagem. Existem pessoas gordas, magras, altas, baixas que se vestem com seus personagens favoritos, independente da sua semelhança, mas quando há uma semelhança, parece que esse prazer se potencializa. Você dentre todos personagens que fez, acha que o Pantera Negra "caiu como uma luva" para você?
Wellington: Sim. O cosplay é livre, qualquer pessoa pode fazer, se parecendo ou não com o personagem, etnia e afins. Acho que o Pantera Negra foi o que mais repercutiu e o que mais me trouxe oportunidades. Estou me divertindo muito, as pessoas só me chamam de 'Rei' e 'majestade'. Todos entram da brincadeira.



Clube dos Vigias: Algumas pessoas optam por personagens com máscaras ou capacetes para que não escutem comentários ofensivos quanto a troca de etnia dos personagens Ser negro, limitou seus personagens? Você acha que o preconceito das pessoas já influenciou suas escolhas?
Wellington: Optei por fazer cosplay dos meus personagens favoritos, que eu lia nos quadrinhos. Coincidentemente todos eles são negros, ou tem uma versão que o personagem é negro, como Homem Aranha e Superman. Existe muitos personagens negros, por enquanto não me sinto limitado. Mas eu não faria um personagem de outra etnia, sou negro, prefiro interpretar personagens negros.

Clube dos Vigias: Tanto nos quadrinhos, como no cinema, vemos que a representatividade de raças toma dois rumos distintos: temos novas versões de personagens, com etnia distinta de sua versão original, como Hulk Oriental ou Tocha Humana Negro; e a inclusão de personagens originalmente com origens em outras etnias, como o próprio Pantera Negra, ou mesmo o Finn e a Rose, de Star Wars. Como você enxerga cada uma dessas estratégias?
Wellington: Bom, o cinema faz adaptação dos quadrinhos, não vejo problema em mudar a origem ou etnia, é importante para a representatividade. Também acho que legal criarem os personagens negros, asiáticos, latinos e etc., assim dando importância a origem deles e não mudando etnia de outros personagens.

Clube dos Vigias: Existem muitos personagens negros, mas poucos populares. Blade e Ciborgue, são exemplos que tiveram mais destaque. Mas nos últimos anos, a Marvel, especialmente nos quadrinhos vem tentando mudar este panorama. Você acha que os quadrinhos, assim como seus filmes, podem influenciar nossa postura e diminuir nosso preconceito?
Wellington: Acho que é uma iniciativa muito boa. Quadrinhos, animações na televisão e os filmes no cinema, vão ajudar as pessoas a se concretizarem. É uma luta, que não se ganha fácil mas, com atitudes assim, vão ajudar.



Clube dos Vigias: Com o lançamento de Pantera Negra nos cinemas, é inevitável o resgate do "Movimento dos Panteras Negras", uma organização social que buscou no extremismo a igualdade, ou até mesmo uma inversão do panorama do preconceito. Pra você, qual o papel do entretenimento nesta questão? Acha que "Pantera Negra" será um marco na questão racial no mundo?
Wellington: Já é um marco. Antes mesmo da estreia, o filme tem recebido ótimas críticas. Mais pessoas tem 'surgido' após o longa. Pessoas querendo fazer cosplay, conhecer mais sobre o movimento dos negros, é algo positivo para a causa.

Clube dos Vigias: Aqui no Brasil temos muitos eventos de quadrinhos, inclusive a maior Comic Con do mundo. O que você gosta de ler? Você acompanha alguma história nacional?
Wellington: Confesso que com o passar do tempo, tenho lido menos os quadrinhos. A falta de tempo complicou um pouco mas, estou lendo histórias dos meus personagens favoritos, e estudando para o cosplay. Vi que tem muita publicação nacional bacana, pretendo acompanhar.

Clube dos Vigias: O que está esperando dos rumos do Pantera Negra no cinema, com o filme solo e os próximos filmes dos Vingadores?
Wellington: Espero que continue no alto nível. O filme solo do Pantera é de origem, nos apresentou Wakanda e toda a sua história. A conexão com Vingadores é importante, pois os próximos possíveis filmes do Pantera serão baseados no que acontecer agora.



Clube dos Vigias: Os trajes dos personagens mudam com uma grande velocidade, tanto nos quadrinhos como nos cinemas. Como você acompanha essas mudanças para manter o seu cosplay atual?
Wellington: Eu até gosto, não fica algo repetitivo, cansativo. É legal ter novas versões. Quando isso acontece, eu já fico pesquisando formas de fazer o cosplay da nova versão.

Clube dos Vigias: Dada sua experiência de vida e de cosplayer, você gostaria de dar alguma mensagem aos fãs, cosplayers, e aqueles que tem vontade de ser cosplayers?
Wellington: Você que é fã, respeite sempre o/a cosplayer. Ele pode estar interpretando um personagem, mas por baixo da máscara, maquiagem e traje, há uma pessoa como você.

Se quer fazer cosplay, comece escolhendo um personagem que você goste e se identifica. Estude a personalidade, postura e poses. No processo de confecção, se não souber fazer, procure um/uma costureiro(a) ou cosmaker. E não se importe com críticas, se for construtiva, abrace, se não for, ignore, faça o que gosta e te faz bem.

Confira os outros personagens feitos pelo Wellington em sua página Well Cosplay!