Clube dos Vigias

sábado, 27 de janeiro de 2018

De fã para fã | Pantera Negra -Uma Nação Sob Nossos Pés


“O poder não reside no que um rei faz, mas no que seus súditos crêem que ele possa fazer. ”

A história se inicia logo após os eventos de Guerra Secreta onde Thanos devasta Wakanda. O povo se encontra abalado pelos eventos, o reino há muito tempo não era invadido graças ao poder e tecnologias presentes. Mas um dos motivos que deixa a nação conturbada é a morte de sua rainha Suri, que estava regendo o cargo enquanto T’challa estava afastado de Wakanda.

O povo se encontra descrente com a volta do reinado de T’challa e começam a questionar o direito que ele teria, é aí que o caos se instala. Todos se encontram com ódio, consumindo toda a nação em violência e descrença, rebeliões são instaladas, oposição contra o rei, Wakanda se encontra nos seus piores dias e T’challa começa a se questionar se ele é mesmo um bom rei.
Como rei ele tem que tomar decisões difíceis, usar a força contra o povo para poder descobrir o que realmente está acontecendo. T'Chala começa a ser questionado por seus aliados, Wakanda estaria ultrapassada pelo fato de ser um reinado? Pantera Negra começa a sentir o peso da coroa em suas costas e sabe que tudo o que foi construído pode cair sob seus pés
A história não tem um vilão de muita expressão, o povo além de estar revoltado vem sendo manipulado por uma bruxa, além de duas ex Dora Milaje que escaparam da prisão e vem influenciando o povo contra o rei em busca de vingança.
A hq vem com um tom mais sério em seus diálogos, o que enriquece ainda mais o enredo e passa ao leitor os conflitos entre o Rei e os Wakandianos de uma forma que o leitor passa a se questionar se T’challa está realmente certo em suas decisões ou o povo tem razão ao protestar e se rebelar. 
O que mais impressiona são as ilustrações, conseguimos notar em todas as cenas a tecnologia presente no reino, apesar de toda a vegetação, mostra como Wakanda é rica em todos os aspectos. Em uma cena particular vemos os detalhes tecnológicos do uniforme do Pantera Negra o que te faz ficar olhando horas e horas aqueles detalhes.

Escrito por Ta-Nehisi Coates, jornalista e escritor norte-americano, conhecido por escrever sobre cultura e questões sociais, ele  assumiu a sua primeira história em quadrinhos junto com o o ilustrador veterano Brian Stelfreeze. A edição chegou às lojas nos EUA em abril de 2016 trazendo um grande público junto com essa nova fase do Pantera Negra. No Brasil, Pantera Negra: Uma Nação Sob Nossos Pés, chegou em 2017 publicada pela editora Panini.
A saga será publicada em 4 edições, mas logo na primeira já se nota que apesar de ser sua primeira HQ, Ta-Nehasi fez um excelente trabalho trazendo à tona uma questão que também está presente no mundo real. Ele deixa bastante evidente que além de T’challa estar em conflito com o povo, ele se encontra em conflito consigo mesmo, suas ideias e conceitos estão abaladas, ele se sente culpado pela morte da irmã e se encontra com “sua alma perdida” uma citação vista logo no início da história.

Além da história central a HQ traz diversos extras, como a primeira aparição do Pantera Negra na edição #52 da revista do Quarteto Fantástico, uma entrevista com o ilustrador Brian Stelfreeze, além de ilustrações de capas alternativas. Uma curiosidade sobre uma dessas capas traz referência ao álbum do Rapper Jay-Z The Black Album.


Após tantas histórias do Pantera Negra essa é a primeira vez que vemos que o Rei corre um grande risco e vê sua soberania sendo ameaçada. Fica aí a dica de uma boa história que te deixa esperando pela próxima edição.