Clube dos Vigias

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A Importância do Pantera Negra para a Cultura Pop


Desde as primeiras histórias de super  heróis  em quadrinhos no inicio do século XX a figura do homem com super poderes, com um viés altruístico e atuando como vigilante onde as forças de segurança  não conseguem agir, além de entreter serviram de inspiração para muitos jovens ao longo dos anos.

Devido o contexto histórico das décadas de 30 e 40, marcadas por uma guerra mundial, quando estes personagens se tornaram populares alguns surgiram para exaltar o patriotismo e a cultura norte americana.


Já na segunda metade da década de 60 surge o primeiro super herói africano e negro chamado Pantera Negra a representatividade passou ser vista como importante pela primeira vez.
Ao mesmo tempo que o rei da fictícia nação Africana de  Wakanda ganhava as páginas da Marvel Comics, movimentos sociais ganhavam força no mundo todo.

Nesta mesma época também surgiu os Xmen como uma metáfora para mostrar a luta de minorias em busca de um espaço em sociedade os quadrinhos Marvel nunca tiveram receio de transpor para suas páginas um pouco da realidade através da fantasia.

Em 15 de Fevereiro de 2018, o Marvel Studios pela primeira vez levará as telas um filme protagonizado por  um herói negro. Novamente ele, o Pantera negra pioneiro nos quadrinhos será pioneiro nos cinemas. 
 O rei T’Chala  vivido pelo ator Chadwick Boseman  chega nas telas mostrando como é importante um herói que gere identificação com o publico. 


No filme,  o ex-principe deve assumir o trono após os eventos de Capitão América: Guerra Civil , quando seu pai T’Chaka  morreu em um atentado. O Jovem Pantera Negra deve tentar conseguir unificar as tensões de  diversas tribos para mostrar que pode ser o rei de todos eles em Wakanda. Ao mesmo tempo deve desviar a curiosidade de exploradores e do resto do mundo sobre a avançada tecnologia da nação mais secreta do mundo.


Que a criança ou jovem se inspire no Homem de Ferro ou no Falcão , na Viúva negra ou nas Dora Milaje , guerreiras responsáveis pela segurança do rei de Wakanda, você pode se inspirar em quem você quiser,  independente de cor, religião  ou etnia de seus heróis. E é bom ver nas telas ou nas páginas de uma hq  o mundo é plural e igual como deveria ser na vida real, e assim quem sabe em breve teremos personagens do MCU de varias nacionalidades e quem sabe, até mesmo brasileiro.