Clube dos Vigias

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

De Fã para Fã | - Thor Ragnarok


Em meados do ano de 2011, tínhamos o primeiro filme solo do nosso Deus do Trovão adentrando neste universo cinematográfico da Marvel, que por um lado recebeu boas impressões, por se trazer a velha fórmula de nos apresentar seus heróis, que até então, sempre deu muito certo. Convenhamos que, foi uma delícia a parte ser apresentado a Mitologia Nórdica, já que sabemos que esta é essencial para o ‘’funcionamento’’ das histórias entre si da dona Marvel. Passados dois anos, vinha a sua continuação ‘’Thor – O Mundo Sombrio’’, este que por sua vez não agradou muito, por simplesmente focar em personagens secundários e um vilão um tanto quanto duvidoso, que por muitos, nem se lembram mais quem é, e apenas trazendo consigo uma importante Joia do Infinito em seu enredo, o que talvez tenha segurado a história para poder encaixar o filme neste imenso MCU (O Universo Cinematográfico Marvel) que estamos acompanhando a anos.


Depois de dois filmes solos e sua participação no time Avengers, nos dois filmes, onde em A Era de Ultron o herói se despede da trupe dizendo que tem coisas a resolver, pois teve visões nada agradáveis dentro da Caverna (o que lhe deixou cheio de dúvidas sobre Asgard) iniciamos agora ‘’Thor Ragnarok’’ com o herói em busca de respostas para suas visões. Já logo no início da projeção sentimos o clima que o diretor Taika Waititi (conhecido pelo filme ‘’Uma Fuga para a Liberdade’’), que tem como ponto principal a sua veia cômica, quer de fato nos apresentar, o que deixa este ‘’Thor Ragnarok’’ um dos filmes mais cômicos da Marvel Studios. 


Com um inicio bem ousado, já nos apresentando o herói em apuros, embarcamos na história para descobrir as respostas (de não todas) que o Deus do Trovão quer saber. E que maravilha já iniciar com uma grande cena de ação, que nos faz segurar na cadeira do cinema pela grandiosidade e fotografia inovadora que é apresentada. É nítida a direção diferenciada de Taika Waititi já logo nesta cena, que é visualmente deslumbrante, e claro, bastante cômico! 

Quando saiu o título da nova aventura do Deus do Trovão, tenho certeza que todos nós sentimos um gelo no coração, pois sabemos que Ragnarok no universo Nórdico de Thor é nada menos que um apocalipse, que representa ruína e renovação de coisas (eita que medo!) e que é praticamente impossível deter (eita que medo – parte 2!), e isso tudo é passado com maestria em tela graças atuações espetaculares, como a do incrível  Anthony Hopkins (Odin), que quando aparece rouba a cena, nossa atenção e nosso coração pra ele. Chris Hemsworth está a vontade com seu Thor, que mesmo sendo arrebentado em cena, está com um humor que nem eu tenho quando estou feliz, mas que carrega ao mesmo tempo uma preocupação eminente, um olhar preocupado e a vontade de salvar a todos, seja lá qual for o custo, pois como ele mesmo fala: ‘’Isto é ser herói!’, sendo esta a melhor definição para ele! 


Mas quem é que está causando toda esta preocupação e destruição? Pra que isso gente, Asgard é tão linda, não é!? HAHAAAM, vocês que pensam! Um dos grandes triunfos do filme é exatamente este, segredos que Asgard guarda que vai deixar você pensativo, sobre tudo que já viu, ouviu e imaginava deste reino. E ainda temos Hela, aqui interpretada por Cate Blanchett, que está perfeita e bem a vontade na pele da vilã, a responsável pelo Ragnarok, trazendo um personagem bem forte a trama seguido pelas melhores cenas da projeção, e ainda exala um egocentrismo inquietante pois afinal de contas, ela é a Deusa da Morte. Como se não bastasse este elenco maravilhoso já citado, temos ainda Mark Ruffalo trazendo mais uma vez o Hulk (desta vez aprofundando um pouco a sua personalidade) e ainda um Bruce Banner bem desgastado, por justamente desta vez vemos mais o lado Hulk, do que Bruce Banner, mas mesmo assim, ambas personalidades acrescentam muito a trama, já que sabemos que Thor e Hulk não se dão muito bem (sei que você lembrou da cena de ‘’Vingadores’’ aqui). E ainda, temos Tom Hiddleston com seu Loki sempre perfeito, sendo o Deus da Trapaça que conhecemos e amamos e que não conseguimos odiar, pois grande parte do triunfo do personagem Loki na telona vem graças a Tom, que mescla muito bem emoção e razão. Mas, o grande destaque aqui vai para a atriz Tessa Thompson com sua personagem Valquíria, brilhando em cada segundo em que aparece na projeção, arrancando suspiros dos marmanjos sendo a mais nova Girl power de 2017 e ainda carregando um arco dramático que nos leva ao passado nos fazendo entender seus medos e motivos de estar num local tão longe de casa, se ‘’escondendo’’ no planeta Sakaar (leia-se lixão espacial).

Como se não fosse o suficiente, temos no elenco o magnífico Jeff Goldblum trazendo o excêntrico, competitivo e baladeiro Grão Mestre, que ama criar seus próprios jogos e torneios desafiando vários oponentes para medirem suas habilidades somente por pura diversão, sendo o responsável por trazer a luta entre Hulk Vs Thor.

‘’Thor Ragnarok’’ parece mais um compilado de histórias que quase não se conectam, mas que com o caminhar da projeção, fica nítido o ótimo trabalho realizado tecendo bem todo este vasto universo com vários personagens, uma trilha sonora magnífica toda inspirada em sons que lembram os vídeo games da era 8 bits, e ainda ganhando no quesito de ser um filme diferente da Marvel, sendo bem mais ousado e apresentando uma trama bem desenhada. Cenas de lutas bem coreografadas de tirar o fôlego, a busca por ser quem você realmente é e pode ser, a mensagem de que quem faz um lugar é a nação que habita e não o vice versa e que nunca é tarde demais para lutar pelo que se ama, estão presentes neste grande filme fazendo dele um dos mais ousados da Marvel. 


O quesito que pode não muito agradar aqui é o fato de mais uma vez a Marvel estar guardando o melhor para o fim e quase não estabelecendo ‘’fisicamente’’ uma conexão imediata ao aguardadíssimo ‘’Vingadores: Guerra Infinita’’ e assim nos matando por dentro onde clamamos por este mega evento, mas que sabemos que todos estes acontecimentos lá na frente farão uma grande diferença na história.  E não mais importante, mas desta vez a Marvel investiu no humor, lembrando muito o já apresentado em ‘’Guardiões da Galáxia Vol. 2’’. 

Entre mais acertos do que erros, podemos dizer que o Deus do Trovão desta vez acertou, mostrando que um raio não cai no mesmo  local 3 vezes. Voltado para todos os públicos, como por exemplo, quem só acompanha os filmes da Marvel (ou simplesmente quer ver um filme de ação) o mais legal aqui é perceber que eles não se esqueceram daqueles fãs mais apaixonados, que certamente vão notar várias referências e homenagens lindas as HQ’s envolvendo Thor e personagens de um ‘’certo Planeta’’, e sem esquecer as participações especiais do Universo MCU, fazendo com que nossos olhos brilhem e ao final de tudo  ver que fomos ‘’enganados’’ pelos trailers que  não nos entregou boas e chocantes surpresas do filme, Amém Odin!

OBS 01: Como sempre, temos o mestre Stan Lee com a MELHOR APARIÇÃO de todos os tempos, é hilário! 

OBS 02: Temos 02 cenas pós-créditos, uma bem importante, e outra nem tanto, mas que mesmo assim vale a pena esperar ;)