Clube dos Vigias

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Cosplayers da Marvel | Pedro Prado (Homem-Aranha)


Em eventos ou lançamentos de filmes, não é novidade que alguns fãs arrasam com os seus cosplays. Além de muito trabalho para desenvolver a roupa, os cosplayers tem uma profunda relação com os personagens que interpretam. E para entender um pouco mais sobre este universo, o Clube dos Vigias inicia uma série de entrevistas com cosplayers do universo Marvel.


Esta semana conversamos com Pedro Prado que, além de ter o nome que o Cabeça de Teia recebeu nas terras brasileiras nos Anos 60, tem uma intensa identificação com o personagem. Pedro ainda teve a honra de ter o seu traje escolhido pelo próprio Tom Holland como o melhor cosplay do Fan Event que aconteceu em São Paulo, em maio deste ano.

Clube dos Vigias: Quando que você resolveu fazer cosplay e como foi?
Pedro: Eu comecei a fazer cosplay em meados de 2015, minha carreira se for comparada com a de outros cosplayers é relativamente curta, porém ganhei muito nesse breve período de tempo. A ideia veio por conta de amizades que eu tinha que me levaram a fazer cosplay, nisso eu coloquei meu personagem predileto como objetivo.

Clube dos Vigias: Fazer um cosplay do Homem-Aranha foi a sua primeira opção?
Pedro: Sempre e sempre, o Aranha esteve comigo desde o princípio de minha vida, seja pelas semelhanças em vida, mas também no caráter! Então, pelo fato dele estar (por mais que seja um personagem ficcional) mais do que presente na minha vida, como uma persona ou um grande amigo que eu sempre podia recorrer, decidi abraçar o meu destino (risos).

Clube dos Vigias: Quais as maiores dificuldades de fazer um cosplay do Homem-Aranha?
Pedro: Pelo fato de ser um dos personagens mais populares ao redor do mundo, como se diferenciar dos outros? Particularmente eu levo bastante da minha experiência pessoal com o herói durante a minha trajetória, eu não visto a roupa de um herói ou de um personagem, eu visto minha roupa, faz parte da minha vida e de quem eu sou.


Clube dos Vigias: Qual a sua primeira lembrança do Homem-Aranha? Conte-nos um pouco sobre a sua história com o personagem.
Pedro: Bom, minha história com o Peter pode até parecer estranha, mas ele fez parte de quem eu sou, sendo um amigo que de fato eu podia contar, foi e É uma das coisas que mais moldaram quem eu sou no decorrer dos anos, eu só posso agradecer por tudo isso. Com relação a lembrança, podemos voltar para 2001, quando eu tinha 2 anos e jogava "Spider-Man: Maximum Carnage" em meu Super Nintendo, eu adoraria poder jogar de novo (risos).



Clube dos Vigias: Além dos filmes, você acompanha as outras mídias do Homem-Aranha, como quadrinhos, livros e desenhos?
Pedro: Com certeza sim! Acredito que pela paixão ao personagem ser tão grande, sempre foi muito legal acompanhar todas as mídias em que ele era veiculado, é interessante ver como um personagem de cânone e características tão estabelecidas podem ser adaptadas de acordo com o público desejado.

Clube dos Vigias: E qual você acha que é o melhor interprete do Homem-Aranha no cinema? E que filme considera o melhor?
Pedro: Os fãs sempre se queixaram dos dois últimos intérpretes do aracnídeo, porém Tom Holland traz o equilíbrio perfeito entre nerd/herói, mesmo que com elementos diferentes, é o Peter que sempre sonhamos em ver nos cinemas. Já "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" tentou, porém ainda não chegou lá, mantendo o inesquecível "Homem-Aranha 2" como o melhor filme do teioso. Que traz um vilão forte e ressalta a essência do herói de que tanto amamos. 

Clube dos Vigias: O que você achou da participação do Homem de Ferro em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”?
Pedro: A presença do bilionário incomodou muitos fãs, mas para mim foi extremamente equilibrada e pontual, no decorrer dos anos ele foi colocado como ponto central do MCU, nada mais justo dele dar a benção para o novo herói do universo, então em minha visão acaba sendo uma participação muito mais simbólica, passando o bastão da figura central no futuro do universo.



Clube dos Vigias: Como está a sua expectativa para a Guerra Infinita?
Pedro: E-N-O-R-M-E! Será o ápice do MCU, uma construção de mais de 10 anos que irá se concluir em 2019, acredito que será extremamente importante para situar o Aranha como uma figura vital dos Vingadores, por mais que seu tempo no filme seja breve. Preciso estar vivo até esse filme chegar (risos).

Clube dos Vigias: Além do Homem-Aranha, você faz algum outro cosplay?
Pedro: Sim! Na verdade o meu primeiro cosplay foi o Capuz Vermelho da DC Comics, pois na época eu ainda não estava satisfeito com o meu físico a ponto de fazer o Teioso, além deles eu fiz também a versão Robin de Jason Todd (segundo Robin) e o personagem Nico Di Angelo do universo de Percy Jackson.




Clube dos Vigias: Qual a história mais engraçada que você passou envolvendo o seu cosplay?
Pedro: Com o passar do tempo as situações vão se acumulando, mas existe uma que sobressai as outras, como no dia em que conheci Tom Holland em pessoa. Eu estava no palco participando de um concurso cosplay em sua passagem pelo Brasil e ele me escolheu, me colocando como o vencedor. Então tiramos as fotos e tudo mais, e em um último momento no palco corri para o seu lado e disse em seu ouvido: "Tom, diga 'Vai teia' como o Tobey Maguire no primeiro filme do Aranha!" (Falei em inglês obviamente). Nesse momento ele não entendeu muito bem, mas logo em seguida fez, inclusive o movimento com a mão, entretanto nessa hora o Érico Borgo já estava me colocando para fora do palco. Saí, porém cumpri meu objetivo (risos) (momento abaixo)




O Pedro ainda tem um página no Facebook dedicada exclusivamente ao seu cosplay, acesse para poder entrar em contato e ver mais fotos deste trabalho incrível.

Em breve, mais entrevistas com cosplayers serão publicadas. Conhece algum cosplayers com um trabalho bacana que deve ser divulgado? Envie uma mensagem pra gente!
Homem-Aranha: De Volta ao Lar chega às lojas no próximo dia 25 de outubro, em DVD, Blu-Ray, Blu-Ray 3D e com uma edição especial em Steelbook.