Clube dos Vigias

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Cosplayers da Marvel | Matheus Oceans (Homem-Aranha)




Em eventos ou lançamentos de filmes, não é novidade que alguns fãs arrasam com os seus cosplays. Além de muito trabalho para desenvolver a roupa, os cosplayers tem uma profunda relação com os personagens que interpretam. E para entender um pouco mais sobre este universo, o Clube dos Vigias inicia uma série de entrevistas com cosplayers do universo Marvel.

Como estamos no clima do lançamento de Homem-Aranha: De Volta ao Lar em DVD e Blu-Ray, o nosso primeiro entrevistado é o designer gráfico Matheus Oceans, que faz um cosplay incrível do cabeça de teia. Inclusive, durante o Fan Event, realizado pela Sony Pictures Brasil em maio deste ano com a presença de Tom Holland, Matheus teve a oportunidade de ter o seu traje assinado pelo ator. Ficou com inveja né?

Clube dos Vigias: Quando você começou a fazer cosplay? De onde partiu a ideia?
Matheus: Comecei a fazer cosplay em meados de 2008. A ideia veio de uma revista que comprei na época, que tinha uma matéria sobre cosplay. Eu sempre amei me "fantasiar", às vezes eu pegava roupas que eu tinha em casa e improvisava algum personagem. Essa revista abriu meus olhos para o cosplay e foi aí que meu interesse começou.

Clube dos Vigias: O Homem-Aranha foi a primeira opção? 
Matheus: Homem-Aranha sempre foi a primeira opção, mas como eu sempre levei a ideia de DIY (Do It Yourself) eu não sabia nem por onde começar a fazer a roupa do Aranha. Eu não queria usar uma fantasia de loja, entende?

Clube dos Vigias: Por que você escolheu o cabeça de teia?
Matheus: Homem-Aranha talvez seja o personagem que mais esteve presente na minha vida, desde minha infância. Fora o fato de eu me identificar muito com ele. Tanto que eu comecei a fazer acrobacias por causa dele (risos).

Clube dos Vigias: Qual é a sua história com o Homem-Aranha?
Matheus: Bom, toda criança conhece o Homem-Aranha (risos). Eu tinha bastante coisa, brinquedos, roupas e até uma fantasia de loja. Eu assistia bastante a animação de 1994, e o primeiro quadrinho que tive foi “Guerras Secretas” e como era só um pedaço da história, eu acabei pegando a parte onde aparece a simbiose (risos) e isso é muito memorável para mim. Mais ou menos na época que saiu o primeiro filme, eu me assumi fã e comecei a colecionar quadrinhos.



Clube dos Vigias: Você acompanha os quadrinhos, desenhos ou livros do Homem-Aranha? Ou prefere os filmes?
Matheus: Eu sou bem “ligadão” em tudo sobre o Aranha, desde os quadrinhos até os games! Um que foi bem difícil acompanhar foi a animação da Disney XD, "Ultimate Homem-Aranha"(risos). Sobre o universo cinematográfico, eu gosto tanto quanto os quadrinhos.

Clube dos Vigias: Qual é o melhor Homem-Aranha do cinema? E o melhor filme?
Matheus: Eu acredito que cada Homem-Aranha do cinema pertence a um universo paralelo diferente (risos). Os fatores funcionam de forma tão diferente nos filmes que acaba ficando incomparável, mas lógico que tenho minha opinião sobre eles (risos). Apesar de adorar a atuação do (Tom) Holland, eu acabei enxergando ele como um menino muito dependente que quer provar que pode se virar sozinho, tudo isso por causa do roteiro. Então a vaga de melhor vai para o Andrew (Garfield) que, pra mim, foi o que chegou mais próximo dos quadrinhos como Homem-Aranha. Já o melhor filme vai para “O Espetacular Homem-Aranha 2”, porque retrata um dos melhores momentos dos quadrinhos, na minha opinião.

Clube dos Vigias: Como você encarou a participação do Tony Stark em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”?
Matheus: Como eu disse na resposta anterior, o Homem-Aranha acabou se tornando muito dependente e pra mim um dos fatores foi terem inserido o Tony Stark no desenvolvimento do herói. Achei um pouco precipitado, não precisava.

Clube dos Vigias: E qual a sua expectativa para a Guerra Infinita?
Matheus: Depois da cena final de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, como não ter expectativa alta? (risos)

Clube dos Vigias: Você faz algum outro cosplay? Qual?
Matheus: Faço alguns, sim. Já fiz o Stan Lee. Sim (risos) eu fiz cosplay do Stan Lee. Fiz o Daryl (The Walking Dead), Kung Fury, Ash (Evil Dead) e mais alguns. A lista ficaria um pouco grande (risos).



Clube dos Vigias: Qual a maior dificuldade em fazer um cosplay do Homem-Aranha?
Matheus: Olha, ta aí uma pergunta difícil! Surgiram muitas dificuldades durante a confecção dos trajes, mas acho que o mais difícil mesmo foi a pesquisa de 4 anos que tive que fazer para conseguir um resultado bom no cosplay.

Clube dos Vigias: E você tem alguma história engraçada envolvendo o cosplay?
Matheus: Durante anos como cosplayer do teioso acabei juntando uma coletânea de histórias engraçadas (risos). Acho que a maior delas foi um cara ter discutido comigo sobre minha roupa porque ele jurava ter visto ela para vender em um site sendo que eu não anunciei em lugar nenhum e eu mesmo fiz (risos). O cara saiu pistola achando que eu estava mentindo.
Para entrar em contato com o Matheus ou ver mais fotos deste trabalho espetacular, acesse a página no Facebook dedicada ao cosplay.
Em breve, mais entrevistas com cosplayers serão publicadas. Conhece algum cosplayers com um trabalho bacana que deve ser divulgado? Envie uma mensagem pra gente!
Homem-Aranha: De Volta ao Lar chega às lojas no próximo dia 25 de outubro, em DVD, Blu-Ray, Blu-Ray 3D e com uma edição especial em Steelbook.