Clube dos Vigias

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

De fã para fã | Doutor Estranho




O mundo real do Universo Cinematográfico Marvel tem seus segredos. Tudo que tínhamos visto até  agora era só uma parte dos vários multiversos que convivem sem se misturar. 
E o premiado cirurgião dr. Stephen Strange (Benedict Cumberbatch)  vê sua vida mudar depois de sofrer um acidente que lhe compromete os movimentos da mão e depois de tentar todas as possibilidades dentro da medicina para se curar numa corrida contra o tempo ele decide buscar outros métodos desconhecidos na cultura oriental.  É ai que que o mundo do dr. fica  “estranho“ de forma definitiva e o tempo seria fundamental nisso.



De um prepotente e premiado cirurgião a invalido desesperado acompanhamos a jornada do Doutor Estranho indo até Katmandu no Nepal, num lugar chamado Kamar –Taj.  Lá ele encontra a Anciã ( Tilda Swinton) que mostra que a cura que ele busca para suas mãos danificadas num grave acidente de  carro não se encontram na ciência e sim na energia mística e na existência de diversas realidades além da compreensão. A mestra das artes místicas  apresenta ao cético médico o conceito de multiverso na pratica, mas rejeita o médico.


Ela não queria que a historia se repetisse, anos antes ela foi traída por um pupilo Kaecilius (Mads Mikkelsen) que tentado pelo desejo de vida eterna decide buscar se alimentar da energia da Dimensão negra que é onde existe Dormmamu uma entidade mística que anseia por expandir seu poder por todas as realidades existentes.


Com o auxilio do feiticeiro Karl Mordo, (Chiwetel Eijfor ), um aluno mais antigo e experiente da Anciã, Strange se adapta a esse mundo desconhecido até então. Ele mergulha na vasta literatura da biblioteca do santuário guardada por Wong (Benedict Wong) depois que Kaecilius matou o antigo guardião  para roubar uma página de um dos livros proibidos da Anciã onde havia instruções para um feitiço que pode libertar Dormmamu da dimensão negra.

Strange vai lendo, aprendendo e descobrindo os artefatos mágicos  como o manto da levitação  e o colar de poderes infinitos conhecido como Olho de Agamoto.
Se os fãs do MCU esperavam uma conexão maior com os filmes anteriores do universo existem poucos Easter eggs fazendo essa ligação. 

Mas, o filme dirigido por Scott Derickson aproveita o visual psicodélico das HQs e impressiona com as loucas cenas de ação dentro da dimensão espelhada  ou da viagem de Strange  por todas as realidades e atravessando portais mundo a fora.

Para o futuro, a existência de um multiverso abre para o Marvel Studios possibilidades  infinitas  de historias  e aventuras  do Mago Supremo da Terra.