Há quem diga que Homem Aranha é o herói mais famoso/conhecido/querido do universo de heróis que nos rodeia. Bom, se realmente é, não sabemos ao certo, mas que é de se admitir que o teioso tem uma vasta legião de fãs espalhados pelo mundo, isso é fato! Talvez seja por sua maior proximidade ao mundo real (já que nem todo mundo é Gênio, bilionário, playboy e filantropo como um cara de Ferro ai, e muito menos ter a possibilidade de ser atingido por raios gama e sair esmagando tudo pela frente), além de ser o jovem tímido, que convive com seus problemas cotidianos . Tudo isso o faz ser um herói ‘’mais pé no chão’’, conseguindo trazer esta proximidade que sentimos quando se fala Homem Aranha, como se ele fosse de verdade o nosso amigão da vizinhança.
Impossível falar deste novo Aranha, sem mencionar o Universo Cinematográfico Marvel (Marvel Cinematic Universe – MCU) onde se iniciou lá em 2008 com ‘’Homem de Ferro’’, e que agora se encontra na reta final, a conclusão de um ciclo, que por quase 10 anos (já!?) apresentou personagens que todos amavam e outros que quase ninguém conhecia, e que se sentia muita falta do amigão da vizinhança neste universo. Eis então um problemão: os direitos cinematográficos do Aranha pertence a Sony, desde 1999, sendo inviável a participação dele no Studios Marvel (já que este pertence a Disney), e depois de uma longo período (para o bem maior), se iniciou uma parceria, e que já de maneira rápida, inseriu este ‘’novo’’ Homem Aranha em ‘’Guerra Civil’’, nos dando um pequeno infarto no coração, imaginando o futuro deste herói tão amado no MCU.
Depois do sucesso de ‘’Guerra Civil’’ e a participação do Aranha, já era de se esperar um filme solo do aracnídeo, e para a nossa surpresa ganha um título bem convidativo: ‘’De volta ao lar’’ (insira um ponto positivo aqui pra dona Marvel!), onde teríamos tudo diferente, sem aquela mesma história que todos nós já sabemos e que já nos foi contado mais de uma vez.
De volta ao lar é um filme totalmente diferente da Marvel que estamos acostumados, tem todo um ar dos anos 90, com direito a baile de escola, o jovem nerd não descolado, o interesse amoroso leve, o amigão nerd que quer ser descolado e situações jovens (engraçadíssimas!), podendo dizer que me lembrou muito uma ‘’Sessão da tarde’’, mas com muito mais a oferecer. E este é o grande ponto positivo para ‘’De volta ao Lar’’, pois por mais que tenha bons filmes, a Marvel vinha repetindo sempre a mesma fórmula em filmes de origens de seus heróis, e este foi contramão, nos apresentando algo novo, de continuidade.
Sob o comando de Jon Watts, produção de Amy Pascal e Kevin Feige (esse cara é fo#@!) fica claro o ótimo trabalho desenvolvido por eles, em querer nos mostrar um pouco mais o Peter Parker do que o próprio Homem Aranha, estabelecendo um filme heróico mais próximo, com temas de amizade, família e coragem. Mas isso quer dizer que o lado heroico do aracnídeo fica de lado? DE FORMA ALGUMA! Está ali bem presente este sentimento de um jovem querendo salvar não o mundo, mas sim quem ele ama e proteger pessoas em perigo, por mais que ele seja apenas um jovem, entendemos bem o que Peter Parker passa, pois é um sentimento que todos nós já sentimos (nem que seja salvar o gato da vizinha em cima de uma árvore), pois afinal de contas, quem nunca imaginou ser um herói?
Um ponto extremamente positivo está para o elenco, que passa a impressão de terem nascido para fazer estes personagens. Tom Holland é o Peter Parker mais fiel as HQ’s e passa um sentimento puro, do jovem nerd que todos nós fomos/somos, e traz um Homem Aranha espetacular (não resisti ao famoso trocadilho). Jacob Batalon vem como o amigo inseparável, o Ned Leeds, dono de um carisma gigantesco em tela e trazendo com ele as melhores piadas da projeção e várias referências ao universo geek (alguém aí notou a Estrela da Morte em LEGO?) e ainda a curiosidade afiadíssima de como é ser um herói. Temos ainda os destaques femininos, Zendaya como a ótima Michelle, aparecendo pouco em tela, mas já deixando um gosto de quero mais, e que com certeza tem muito a nos apresentar futuramente, e a linda Laura Harrier, como Liz Allen, trazendo uma presença forte e doce ao mesmo tempo, que nem mesmo o Peter Parker pode resistir. Vale lembrar ainda, que temos Marisa Tomei como a Tia May, mais jovem do que nunca e ótima em cena, roubando toda a nossa atenção quando aparece.
Além de todos já citados, temos Robert Downey Jr. fazendo o de sempre, sendo o cara rico e famoso (mas que aqui, para a minha surpresa, apresenta um pouco mais de sentimento) e que de forma alguma deixa seu Homem de Ferro roubar o filme para si, sendo apenas um personagem ‘’mestre’’, aparecendo nas horas corretas, sem tirar o brilho do nosso jovem Peter Parker. Por ultimo, o mestre Michael Keaton, que traz seu vilão Adrian Toomes/Abutre bem desenvolvido, com um arco dramático e ainda capaz de nos fazer compreender seu lado ‘’malvado’’ (algo raro nos filmes heroicos hoje em dia), mas isso só é passado para nós de forma tão satisfatória pois Michael Keaton é mestre nesta arte, e engraçado como ‘’personagens voadores’’ o persegue na carreira artística (Batman em ‘’Batman - O Retorno’’ e Riggan Thomson em ‘’Birdman’’). Além de conectarem seu personagem com os acontecimentos após ‘’Os Vingadores’’, depositam em Adrian Toomes/Abutre uma das maiores reviravoltas em tela do cinema em 2017, fazendo qualquer um ficar de boca aberta, sendo espetacularmente incrível!
Até parece que com tudo isso ‘’Homem Aranha – De Volta ao Lar’’ não tem erros, e pode-se dizer que são poucos, apenas seu terceiro ato é um tanto corrido, não dando tempo para sentimentos e sim somente ação. O maior acerto no quesito ação está nas famosas poses do aracnídeo, que seguem fiel as HQ’s, e que pra quem acompanha é um deleite a parte ver tal pose do herói na tela grande, ali em carne, osso e collant.
‘’De volta ao lar’’ ao final das contas, é o filme do Aranha que sempre gostaríamos de ver nas telas, apresentando o personagem fiel as HQ’s, sendo o nerd que conhecemos e sempre querendo caminhar para o bem maior. Sabemos que perigos enormes estão por vir e que nosso amigão da vizinhança irá ter que enfrentar junto aos maiores heróis da Terra, mas a dúvida que fica é de como será a vida do nosso Peter Parker após estes acontecimentos, e de verdade, acho que ele agora está de fato em casa.