Terminada a primeira temporada de Os Defensores e as consequências da batalha contra o Tentáculo vai refletir diretamente no futuro de diversos personagens da série pavimentando um vasto caminho de possibilidades para as vindouras novas temporadas de suas séries solo.
Punho de Ferro e Luke Cage criaram um laço de interação tanto nas lutas como nos diálogos que pode abrir caminho para o futuro dos “Heróis de Aluguel “ parceria clássica entre os dois personagens que surgiu em 1978 nas Hqs.
Luke Cage (Mike Colter) volta para o Harlem para a segunda temporada de seu programa solo com a certeza do seu papel de herói com o fim da jornada de Defensores. Talvez confuso em relação ao seu interesse amoroso se a enfermeira Claire Temple ou Jessica Jones ele sabe agora que é o herói que seu bairro precisa.
Punho de Ferro (Finn Jones) tem muito a evoluir para se tornar o lendário imortal protetor de Ku’n Lun. Ele termina o último episódio entendendo seu papel na sua cidade natal e a segunda temporada de sua série solo deve caminhar na direção do seu amadurecimento como Punho de ferro. E assim até o clássico traje do herói deve vir a tona.
Outra parceria pode surgir das coadjuvantes das duas séries dos heróis Colleen Wing (Jessica Henwick) e Misty Knight (Simone Missick) que além de fazerem parte do grupo nas Hqs também formam um parceria como “As filhas do Dragão “. Com a relação formada entre as duas nos últimos episódios de Os Defensores e a amputação no seu braço causada na luta com Bakuto (Ramon Rodriguez) essa parceria é uma aposta certeira no futuro das personagens. Principalmente por que a própria cética Knight, termina a temporada acreditando e confiando nos novos heróis de Nova Iorque que conheceu durante o desenrolar da trama da série.
Já Jessica Jones (Krysten Ritter) que durante sua série se notabilizou por fugir da encrenca e focar no seu problema pessoal com Killgrave, também terminou entendendo que “com grandes poderes vem grandes personalidades” assim com aquele garoto do Queens. As possibilidades para a segunda temporada de sua série é que ela siga alcoólatra e mau humorada, mas certa de que deve tentar fazer o melhor pelas pessoas por causa dos poderes que tem.
O Demolidor é quem tem os indícios de futuro mais promissor para os fãs ao final de Os Defensores. Isso por que Matt Murdoch (Charlie Cox) termina a série desaparecido apos a explosão do prédio da Midland Circle durante a luta final contra Elektra. Só sabemos que ele está vivo por que ele surge sendo atendido por freiras em um convento. Referencia clara a um dos arcos mais importantes do Diabo de Hell’s kitchen, “A queda de Murdoch “ escrita por Frank Miller e com arte de David Mazzucchelli em 1986. Na Hq o Rei do Crime descobre a identidade do Demolidor e planeja sua queda transformando a vida de Matt Murdoch em verdadeiro caos e hell’s kitchen numa praça de guerra.
A história para a 3ª temporada de Demolidor deve sofrer uma adaptação, mas diversos fatos devem convergir para o cenário estabelecido no arco.
Quem sabe não vemos a volta de Will Simpson ainda mais transtornado e trabalhando para Wilson Fisk?
Outra personagem com futuro incerto é Elektra (Elodie Yung). Ela termina a série desaparecida após a explosão do prédio da Midland Circle, mas se alguém salvou Murdoch, só poderia ser ela. Será que no futuro veremos a milionária ninja grega reerguendo a organização milenar Tentáculo depois de ter assumido controle durante os últimos episódios da 1ª temporada de Os Defensores.
Além disso ainda há a vindoura série do Justiceiro que estreia ainda em 2017 que vai contar com a participação da personagem Karen Page (Deborah Ann Woll). Do pouco revelado sobre a história até então, ela não deve expandir o universo e sim focar mais no desenvolvimento do atormentado Frank Castle nesse universo. O destino do Justiceiro vai seguir o que foi estabelecido ao fim da segunda temporada de Demolidor.
Essas são algumas possibilidades que o futuro do Universo Cinematográfico Marvel nos reserva na Netflix...até agora.