O momento crucial da segunda guerra mundial em 1942, as forças do Eixo tentavam se expandir pela Europa e a Aliança buscava formas de tentar impedir.
A agencia de pesquisa cientifica e militar do governo nazista, a Hydra , através de seu líder Johann Schimidt ( Hugo Weaving) buscava novas armas e tecnologias para garantir a vitória.
Nos Estados Unidos, a Reserva Cientifica e estratégica buscava e concentrava seus esforços com o mesmo proposito. E a ideia era criar um exercito de super soldados.
E aí nesse contexto conhecemos Steve Rogers( Chris Evans), um franzino e baixinho jovem de Nova Iorque que tinha um coração enorme e estava destinado a mudar os rumos da guerra e do universo Marvel para sempre.
O Caveira Vermelha acreditava na existência de um fonte de energia capaz de dar aos alemães vantagem na guerra e essa fonte seria o lendário Tesseract, o cubo cósmico que foi encontrado por ele e passou a ser usado como fonte de tecnologia para armas e equipamentos das tropas.
Na América, Rogers precisava provar para todos que poderia se tornar um bom soldado. O único que conseguiu enxergar sua capacidade foi o Dr. Abrahan Erskine( Stanley Tucci) que desenvolvia para o governo americano o projeto do Super Soldado que foi havia sido roubado e testado em Johann Schimidt anos antes e o transformou em Caveira Vermelha.
Steve sobreviveu aos experimentos, mas com a morte do cientista durante um atentado da Hydra, se viu esquecido no laboratório até se tornar peça de propaganda do governo para a guerra. Mas, ele era um homem com um plano.
Durante uma visita as tropas no front, ele descobre que seu amigo de infância o soldado James Buchanan Barnes, o Bucky (Sebastian Stan) entre outros soldados estavam desaparecidos e decide com auxilio dos amigos a agente Peggy Carter(Hayley Atwell) e o milionário Howard Stark (Dominic Cooper), invadir sozinho uma instalação da Hydra. O Capitão América o herói da peça de propaganda do governo americano se torna o Sentinela da Liberdade e liberta soldados e seu amigo tem uma vitória importante na guerra.
A primeira aventura de época do Marvel Studios mesmo em anos diferentes mostra uma conexão interessante com a cena pós créditos de Thor e apresenta o que seria o embrião do universo Marvel e o seu primeiro vingador em ação.
O filme faz jus a origem clássica do personagem e trata com cuidado o fato de um personagem tão identificado com a bandeira de uma país ser um exemplo sem fronteiras patrióticas.
A clássica batalha de segunda guerra na figura com a cara Marvel tem um papel importante para introduzir um personagem que já chega para ser um dos protagonistas desse universo que está começando.
Um fato que chama atenção dos fãs, o Caveira Vermelha se mostra um grande pesquisador da mitologia asgardiana que parece ter muita importância para o que vem a seguir, não só pelo
Deus do trovão de Thor, talvez pelas relíquias escondidas de Odin...
Descongelado após 80 anos, o a Capitão América pode ser o elemento que faltava para consolidar a iniciativa da SHIELD através da figura de Nick Fury (Samuel L. Jackson) para reunir um grupo de pessoas fantásticas num mundo que parece cada dia mais ameaçado.