Publicado no Brasil em 2015, logo após o lançamento do surpreendente “Guardiões da Galáxia” nos cinemas, “Rocket Raccoon & Groot: Caos na Galáxia” foi a primeira história original em prosa da Marvel, após uma série de quadrinhos adaptados para este formato. Com uma trama independente, “Caos na Galáxia” se aproveita de uma mecânica subentendida no relacionamento dos Guardiões da Galáxia, e explora um momento sabático da equipe, narrando as aventuras de Rocket e Groot separados dos outros Guardiões.
Logo de início o leitor depara-se com essa desconhecida dupla, que sem precisar se preocupar em salvar a galáxia, volta ao cotidiano, no mínimo suspeito, de negociações e contrabandos. E apesar de não estarem atrás de confusão, ter a sua bebida destruída com um tiro no bar é um limite aceitável para se envolver numa briga. Porém, tal confusão resulta num pequeno caos que leva o leitor para uma sequência de acontecimentos envolventes, e não o deixa respirar por muitos capítulos. E sem se dar conta, Rocket e Groot estão no núcleo de uma trama que, novamente, ameaça a galáxia. E apesar de grandiosa, a história justifica a ausência de outros heróis simplesmente porque tudo acontece muito rápido, e sem perder o dinamismo, não há espaço para o Senhor das Estrelas ou o Drax darem as caras.
Com uma leitura empolgante, é possível identificar muitas inspirações para a construção dos acontecimentos. O humor, além de se basear no tom apresentado na produção cinematográfica dos Guardiões da Galáxia, também é claramente influenciado pelos romances de Douglas Adams, resultando inclusive em debates sobre crenças e religiões. E quanto a ação, é inegável que o autor se baseou em algumas das sequências dos filmes de Star Wars, porém na medida certa, e com muita originalidade.
Assim, a Marvel entrega um romance voltado para o público jovem e adulto com muita ação e humor, porém com uma profundidade que uma história em quadrinhos não daria conta. Apesar de não integrar o universo dos filmes, “Rocket Raccoon & Groot: Caos na Galáxia” funciona muito bem como uma história paralela, e não há nada que a impeça de ser incorporada no cinema. Leitura indispensável para os Vigias que não aguentam esperar o próximo filme.
Aqui no Brasil, “Rocket Raccoon & Groot: Caos na Galáxia” foi publicado pela Editora Novo Século, assim como todos os livros em prosa da Marvel.